Perguntas Frequentes

1. Quando ocorrerá a 13ª SIAc?
Resposta: A SIAc 2024 acontecerá em formato presencial 25 a 29 de NOVEMBRO DE 2024.


2. Quem pode participar da 13ª SIAC?
Resposta: Qualquer pessoa da sociedade pode participar! Se você não é estudante ou servidor e nem participa de nenhum projeto na UFRJ, você é nosso convidado especial para participar assistindo as apresentações e participando das nossas diversas atividades, basta se inscrever e conferir toda a programação. A abertura das inscrições está prevista para 12 de novembro de 2024. Acompanhe o evento no portal da SIAc, no sítio eletrônico: www.siac.ufrj.br.

3. Como faço para realizar a minha inscrição e a submissão de trabalho na 13ª SIAc?
Resposta: Apenas estudantes de graduação ou pós-graduação da UFRJ com DRE ativo poderão submeter resumos no Portal SIAc. No caso de estudantes que não tiverem acesso ao SIGA, o(a) orientador(a) da UFRJ deve submeter o resumo e incluir o estudante como autor(a) e apresentador(a) do trabalho.

Para submeter o resumo, faça login no sistema clicando na Opção “Sou da UFRJ” e coloque os mesmos dados de acesso à Intranet.

Caso seja seu primeiro acesso no ano de 2024, o sistema irá solicitar que você atualize seu perfil. Após conferir e salvar, você terá acesso à tela de submissão.

Atente-se ao Cronograma e ao Edital do Evento disponíveis no Portal da SIAc,  no sítio eletrônico: www.siac.ufrj.br.

4. Como saber se meu resumo foi submetido?
No momento da submissão do resumo, certifique-se que o sistema gerou o COMPROVANTE DE SUBMISSÃO.
Após a submissão, faça login no sistema e entre no menu “Status”.

5. Ao me cadastrar no sistema, como preencher o campo “Nome Social”?
Resposta: O nome social é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida (Decreto 8.727/2016). Se você não é uma pessoa travesti ou transexual, deixe este campo EM BRANCO. Caso o mesmo seja preenchido, a informação inserida ali aparecerá como o seu nome no certificado de participação no evento.

6. Estou com dificuldade de login no sistema SIAc. Como resolver?
Resposta: Entre em contato com o e-mail: suportesiac@tic.ufrj.br.

7. É possível modificar o trabalho após ser enviado?
Resposta: Apenas o(a) autor(a) que submeteu o resumo ou o(a) orientador(a) têm autonomia para modificá-lo no Portal até a data limite de inscrição, bem como no período de reformulação do resumo.

Durante o período de alteração de resumos, será possível incluir e excluir novos(as) autores(as) no trabalho submetido por meio do Portal SIAc. Após o resultado final da avaliação dos resumos, não serão aceitas modificações na autoria e/ou no conteúdo das informações prestadas no ato da inscrição.

8. Quem pode apresentar trabalho nas sessões?
Resposta: A apresentação do trabalho poderá ser realizada pelo(a) primeiro(a) autor(a) ou co-autores, individualmente ou em grupo, exclusivamente por estudantes.

Orientadores(as) e coorientadores(as) não poderão apresentar o trabalho, nem responder às indagações dirigidas aos(às) estudantes orientados(as).

No caso de bolsistas PIBIC/PIBITI/PIBIC-Af/PET, o trabalho deve ser apresentado pelo(a) autor(a) responsável pelo trabalho. Em caso de impedimento, o(a) orientador(a) deve seguir as instruções previstas no item 3.4.3.

9. Sou bolsista e tenho dúvidas sobre a obrigatoriedade de apresentação de trabalho na 13a SIAc.
Resposta: De acordo com o edital da 13ª Semana de Integração Acadêmica, é obrigatória a apresentação de trabalho para bolsistas nas seguintes condições:

1) Bolsista de iniciação científica ou de iniciação tecnológica e de inovação (PIBIC/PIBITI) com bolsa vigente no período de setembro de 2023 a agosto de 2024;
2) Bolsista de extensão da UFRJ (PROFAEx) do Edital Nº 910 de 16 de dezembro de 2022;
3) Bolsista de Programas de Ensino Tutorial (PET) no período de 2022 a 2024/1;
4) Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) no período de outubro de 2022 a abril de 2024;
5) Bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no período de outubro de 2022 a abril de 2024;
6) Bolsista de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM) no período de setembro de 2023 a agosto de 2024;
7) Bolsista de Iniciação Científica – Ações Afirmativas (PIBIC-Af) no período de setembro de 2023 a agosto de 2024;
8) Bolsista de Iniciação Artística e Cultural (PIBIAC) no período de setembro de 2023 a agosto de 2024;
9) Bolsista do Programa de Apoio às Artes (PROART) no período de 2022/1 a 2023/1;
10) Bolsista do Programa Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural (SIMAP) no período de 2021/1 a 2023/1.

10. Sou bolsista mas não conseguirei apresentar trabalho. O que fazer?
Resposta: Os(as) estudantes de graduação bolsistas que, na ocasião da realização da SIAc, estiverem em mobilidade acadêmica ou em qualquer outro programa de intercâmbio estarão dispensados(as) de apresentar trabalho, devendo seus(suas) orientadores(as) relatarem a situação de acordo com a normativa de cada bolsa.

Na impossibilidade de apresentação de trabalho pelos(as) autores(as) bolsistas, o(a) orientador(a) deve apresentar justificativa, através de módulo próprio pelo sistema Siac (https://sistemasiac.ufrj.br/).

11. Quais são os formatos de apresentação de trabalho?

Resposta: De acordo com o edital, os(as) autores(as) poderão submeter trabalhos nos seguintes formatos de apresentação:

ORAL;
PÔSTER;
PÔSTER VIRTUAL;
APRESENTAÇÃO DE VÍDEO – Indicado a trabalhos cujo produto é um vídeo;
EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA – Indicado a trabalhos de artes visuais;
INSTALAÇÃO ARTÍSTICA – Indicado a trabalhos com uso de multimídias;
PERFORMANCE – Indicado a trabalhos cujo produto é uma apresentação musical, cênica e/ou de artes visuais;
OFICINA AVALIADA – Indicado a trabalhos que preveem formação por meio de interação e troca de saberes. Somente docentes ou técnicos(as) do quadro ativo da UFRJ poderão submeter oficinas

12. Quem pode ser orientador na 13a SIAc?

Resposta: O(a) orientador(a) principal de trabalhos deve necessariamente ser docente ou técnico(a) vinculado(a) à UFRJ, tendo sido contemplado(a) com cota de bolsa ou não;
No caso de trabalhos de pesquisa de estudantes bolsistas e voluntários(as) vinculados(as) aos editais PIBIC/PIBITI/PIBIC-Af, os(as) orientadores(as) devem obrigatoriamente ser doutores(as).

14. Como faço para atuar como avaliador na 13a SIAc?

Os(a)s docentes, técnicos(as), pós-graduandos(as) e pós-doutorandos(as) vinculados(as) à UFRJ (ou de outras instituições de ensino, pesquisa e extensão) que desejarem atuar como avaliadores deverão entrar no sistema SIAc e atualizar o seu cadastro. Logo após, realize a sua inscrição como avaliador no menu principal.

Na atualização do cadastro, ter atenção ao campo NOME SOCIAL. O nome social é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida (Decreto 8.727/2016). Se você não é uma pessoa travesti ou transexual, deixe este campo EM BRANCO. Caso o mesmo seja preenchido, a informação inserida ali aparecerá como o seu nome no certificado de avaliador.

15. Como faço para verificar a nota do meu trabalho?
Resposta: A SIAc é um evento de caráter formativo e não competitivo. Por isso, as notas dos trabalhos não são divulgadas. Você pode verificar os critérios de avaliação no edital da 13a SIAc, disponível no sítio eletrônico a seguir: https://siac.ufrj.br/.

16. Quais são os critérios para a Menção Honrosa?
Resposta: Os critérios para a premiação e menção honrosa estão regulamentados e definidos pela Comissão Organizadora da SIAc e divulgados no ANEXO IV do Edital, disponível no link a seguir: https://siac.ufrj.br/.

17. Como faço para enviar sugestões de melhoria para o sistema SIAc e/ou para a realização do evento?
Resposta: Envie e-mail para o seguinte endereço: siac@eventos.ufrj.br.

18. Como faço para obter certificados de edições anteriores da SIAc?
Resposta: Siga o passo a passo abaixo:
1) acesse https://sistemasiac.ufrj.br/
2) clique na aba “Edições anteriores”
3) selecione a edição desejada da SIAc
4) Selecione a aba Entrar.
5) Faça seu login e senha.
6) Vá na aba certificados.

19. Como faço para obter certificados de edições anteriores da JICTAC?
Resposta: Para dúvidas relacionadas às edições anteriores do evento JICTAC, envie e-mail para: jictac2024@pr2.ufrj.br.