Perguntas Frequentes

📅 Quando ocorrerá a 14ª SIAc?

A SIAc 2025 acontecerá em formato presencial de 22 a 26 de setembro de 2025.

👥 Quem pode participar da 14ª SIAc?

Qualquer pessoa da sociedade pode participar! Inclusive não estudantes. Basta se inscrever em www.siac.ufrj.br.

📝 Como faço para realizar a inscrição e submissão de trabalho?

Apenas estudantes da UFRJ com DRE ativo podem submeter. O orientador deve submeter caso o aluno não tenha acesso ao SIGA. Detalhes e cronograma estão no Portal SIAc.

🔒 Estou com dificuldade de login no sistema SIAc. Como resolver?

Envie e-mail para: suportesiac@tic.ufrj.br.

📑 É possível modificar o trabalho após envio?

Sim, até a data limite de inscrição e durante o período de reformulação. Após resultado final, não há modificações.

🎤 Quem pode apresentar trabalhos?

Apenas estudantes autores ou coautores. Orientadores não podem apresentar.

🎓 Sou bolsista, preciso apresentar trabalho?

Sim, em várias modalidades de bolsas (PIBIC, PIBITI, PET, PROART, PIBID, etc.), conforme edital da 13ª SIAc.

📌 Quais são os formatos de apresentação?

Oral, Pôster, Pôster Virtual, Vídeo, Exposição Artística, Instalação, Performance e Oficina Avaliada.

👨‍🏫 Quem pode ser orientador?

Docentes e técnicos da UFRJ. Em bolsas de pesquisa, orientadores devem ser doutores.

⭐ Quais os critérios para Menção Honrosa?

Definidos no Anexo IV do Edital, disponível em siac.ufrj.br.

📧 Como enviar sugestões?

Envie e-mail para: siac@eventos.ufrj.br.

📜 Como obter certificados de edições anteriores?

Acesse sistemasiac.ufrj.br > “Edições anteriores” > “Certificados”.

📝 Justificativa de Ausência

O orientador deve justificar no sistema SIAc, na aba Status do trabalho.

👩‍🎓 Como se inscrever como público?

Acesse sistemasiac.ufrj.br e clique em “Inscrição público do evento”.